BrasilGoiásNotíciasPolítica
Tendência

Suprema Corte dos EUA garante que Trump participe das eleições

Órgão rejeitou decisão judicial que vetava a candidatura de Donald Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou, nesta segunda-feira (4), a decisão judicial que impedia a candidatura de Donald Trump à presidência por possível envolvimento na Invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. Com a decisão, o ex-presidente será mantido nas urnas do Colorado. “Grande vitória para a América”, comemorou por meio de suas redes sociais.

Conforme pontuado pelo Tribunal, esse poder de veto cabe apenas ao Congresso, e não aos Estados. A decisão foi unânime entre os nove juízes da Suprema Corte.

“Concluímos que os estados podem desqualificar pessoas que detêm ou tentam ocupar cargos estaduais. Mas os estados não têm poder sob a Constituição para fazer cumprir a Seção 3 em relação aos escritórios federais, especialmente a presidência”, afirmou o parecer do tribunal.

Donald Trump é o favorito para a nomeação republicana para desafiar o democrata Joe Biden. O ex-presidente disputa a indicação com Nikki Haley, que já vê sua candidatura desidratada após ter perdido primárias para o ex-presidente em outros estados. 

Nikki Haley

Em uma maratona apelidada de “Super Terça-feira”, o Colorado e outros 14 estados devem efetuar suas decisões entre os dois candidatos. 

No último domingo (3), Haley venceu as primárias republicanas de Washington, no Distrito de Columbia. Essa é a primeira vitória da ex-governadora da Carolina do Sul no processo de indicação e interrompe, pelo menos temporariamente, o predomínio de Donald Trump nas disputas eleitorais do Partido Republicano.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo