Notícias

Prefeitura realiza obras para tornar Goiânia mais acessível e inclusiva

Cidades acessíveis são aquelas que possibilitam, por meio da infraestrutura, acesso igualitário a direitos fundamentais, independente da condição física, mobilidade e capacidade individual. Essa é uma das preocupações da Prefeitura de Goiânia, que tem a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) como realizadora de projetos inclusivos para garantir o acesso de pessoas com qualquer tipo de deficiência, oferecendo conforto a todos.

Pensando nisso, em apenas 73 dias, a Diretoria de Execução de Obras de Infraestrutura Urbana do órgão, que conta com uma equipe exclusiva para trabalhar com obras de mobilidade, conseguiu executar 88 intervenções, como rampas de acesso, piso tátil para orientar deficientes visuais nas calçadas, rebaixamento de calçada e abertura e adequação de canteiro central para facilitar a vida de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Essas obras foram feitas nos bairros Setor Bueno, Cidade Jardim, Setor Sul, Centro, Gentil Meireles, Setor Sudoeste, João Vaz, Parque Atheneu, Setor Oeste, Setor Leste Universitário, Park Lozandes, Jardim Novo Mundo, Jardim América, Jardim Mariliza, Setor Morada do Sol e Parque Amazônia.

“Iniciamos esse trabalho no dia 19 de maio, com total aval do nosso prefeito Rogério Cruz, que tem o compromisso de fazer uma gestão comprometida com o goianiense e seus anseios. Ao final dessa administração vamos entregar uma cidade completamente diferente, com respeito ao cidadão, acessível e inclusiva”, avalia o titular da Seinfra, engenheiro Fausto Sarmento.

Recentemente, a Seinfra executou obras de mobilidade no Paço Municipal, um local de grande circulação de funcionários e da população em geral. Outra obra que também será reconhecida por sua acessibilidade, será o BRT Norte-Sul, com extensão de quase 22 km, ligando o Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia. As estações e calçadas terão cerca de 44 km de piso tátil para deficientes visuais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo