Notícias

Editorial Diário de Aparecida – Maguito vive

Maguito Vilela faz falta à política em Goiás. Sua carreira como vereador, deputado estadual, deputado federal, vice-governador, governador, senador e prefeito de Aparecida por dois mandatos o transformou em um líder visionário e amadurecido, que venceu a eleição para prefeito de Goiânia em 2020 com base exatamente nessas características, mas infelizmente não pôde assumir levado pela tragédia da Covid-19.

Para Aparecida, em especial, Maguito deixou um legado de obras e realizações que consolidaram as suas gestões como as mais produtivas da história do município. Há marcas físicas da sua administração por toda a cidade. No entanto, onde ele mais criou uma identidade foi na autoestima do povo aparecidense, que parou de se enxergar como um centro urbano carregado de problemas e desafios e de repente se viu em uma estrada a caminho da modernização.

Maguito ensinou que não havia obstáculos que Aparecida não pudesse superar. Só a implantação dos polos industriais, sob o seu comando, seria suficiente para inscrever o seu nome na galeria dos maiores gestores municipais do Estado, ao colocar o município como potência econômica em pé de igualdade com Anápolis quanto ao tamanho do seu PIB – Produto Interno Bruto.

Gustavo Mendanha, em mais de cinco anos de mandato, não criou ou ampliou essas zonas industriais nem atraiu empresas de grande porte. São muitas as lições que Maguito passou para o sucessor que escolheu, em um mau passo. A maioria, infelizmente, desaproveitadas. 

A começar pelo espírito de humildade, revestido da necessária paciência para ouvir a todos e levar em consideração cada demanda, cada pedido, cada reivindicação – coisa que faltou a Mendanha, que não recebia as categorias profissionais da prefeitura para negociar seus anseios nem auscultava os moradores dos bairros para oferecer soluções para as suas aflições do dia a dia, que são muitas, originadas quase sempre na falta de infraestrutura para garantir conforto na vida cotidiana.

Há um quadro de Maguito na parede principal do gabinete do prefeito de Aparecida que foi pendurado lá como peça de decoração, quando deveria ser a lembrança da presença viva e imortal do exemplo de um homem que soube honrar os mandatos que recebeu para governar Aparecida. Mendanha e agora Vilmar Mariano deveriam aprender com Maguito. E honrar a sua memória.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo