Home Cidades Contribuintes podem pagar IPTU/ITU com desconto de 15%

Contribuintes podem pagar IPTU/ITU com desconto de 15%

SHARE

Vence no próximo dia 31 de março o prazo para pagamento em parcela única ou da primeira parcela do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Territorial Urbano (ITU) de Aparecida de Goiânia. Quem optar por pagar à vista terá desconto de 15% no valor total, mas o imposto poderá ser dividido em dez vezes, caso seja a vontade do contribuinte. Os carnês do IPTU começaram a ser enviados esta semana para a residência dos aparecidenses, por meio dos Correios.

De acordo com a superintendente de receitas tributárias da Secretaria da Fazenda de Aparecida, Ana Paula Vilela Vieira, o prazo para pagamento com desconto passou de 15 de março para o final do mês devido a um pedido dos moradores ao prefeito. “Segundo os contribuintes, no início do ano já possuem muitas contas fixas, como matrícula e material escolar, além do IPVA, por isso solicitaram um prazo maior para o pagamento à vista e o prefeito Gustavo Mendanha acatou para melhor planejamento do orçamento”, disse.

Ana Paula explica que o imposto de 2017 não teve aumento, apenas acompanhou a inflação anual dos últimos 12 meses, que foi de 6,99%. “Tivemos reajuste nos anos anteriores, mas este ano acompanhamos apenas a inflação nacional para não pesar no bolso do contribuinte de Aparecida”, esclareceu. Hoje Aparecida conta com 160 mil imóveis edificados e 88 mil não edificados. Somados os dois tributos prediais e territoriais, a administração pública irá arrecadar R$ 140 milhões.

O IPTU/ITU 2017 poderá ser pago na Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas. Os correios estão entregando os carnês de IPTU nas casas dos contribuintes, mas quem quiser retirar o boleto para realizar o pagamento antes do recebimento do talão, pode entrar no site da prefeitura (aparecida.go.gov.br) ou ir a um dos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC), no Centro, Garavelo e Nova Cidade. Além das unidades de atendimento nos setores Vila Brasília, Cidade Livre, Parque Flamboyant e nos Vapt Vupt do Buriti e Araguaia Shopping. O boleto de ITU só pode retirado pelo site ou unidades de atendimento.

Reclamações

Fernando Henrique Dias é morador do Setor Garavelo, em Aparecida de Goiânia. Ele conta que, para aproveitar o desconto, sempre paga os IPTUs dos 18 imóveis que possui antes do final da data estipulada pela prefeitura. “Pago em dia para não ficar devendo, mas quem me deve sempre é a prefeitura, pois o valor pago não condiz com a realidade que vivemos. Não vemos retorno compatível com o alto valor do IPTU”, reclama o estudante de Direito.

A superintendente de Finanças da prefeitura informou que se algum contribuinte não estiver de acordo com o valor cobrado deve procurar uma das unidades de atendimento do SAC ou os Vapt Vupt dos shoppings Buriti e Araguaia para fazer uma reclamação formal e escrita. “Não há meios de receber a reclamação pelo telefone. É preciso que o morador protocole seu pedido de revisão de valor nas agências do SAC formalmente e assim iremos averiguar”, relatou.