Notícia

Dia D da Campanha de Vacinação contra sarampo acontece neste sábado (30)

O foco da campanha são os adultos jovens de 20 a 29 anos, porém, a população de seis meses a 49 anos de idade, poderá receber a dose

Mayara Ferreira

A 2ª etapa da campanha Dia D vacinação contra sarampo, será realizada neste sábado (30) em Goiânia, adultos jovens de 20 a 29 anos poderão se vacinar no Centro Municipal de Vacinação, no Setor Pedro Ludovico, a partir das 8 horas. Porém, o Ministério da Saúde selecionou a população de seis meses a 49 anos de idade que também poderá receber a dose de acordo com a situação vacinal encontrada.

Durante a primeira semana desta etapa que aconteceu do dia 18 a 25 de novembro, foram administradas, no total, 4.085 doses da vacina tríplice viral. Em pessoas de 20 a 29 anos foram administradas até o momento, 1.500 doses da vacina.

Doença
Extremamente contagioso o Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, que aparece com febre alta (às vezes até acima de 40º C) e manchas vermelhas no corpo, causada pelo vírus Morbillivirus e que pode levar à morte.

O vírus do sarampo é facilmente passado de um indivíduo para outro através de secreções. Ou seja, um espirro ou um beijo são mais do que o suficiente. A enfermidade é transmitida durante a fase mais ativa do problema, em que o paciente apresenta febre alta e mal-estar, por exemplo. Isso costuma durar uns quatro dias.
Segundo boletins divulgados pelo Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde, até 24 de outubro deste ano, o Brasil registrou 14 mortes por sarampo. Destes, 13 foram em São Paulo e um em Pernambuco.

Onde se vacinar
Funcionado das 8 horas às 17 horas, sem interrupção do atendimento, a vacina estará disponível em 67 postos de vacinação. Além das unidades públicas de saúde, haverá vacinação no Shopping Passeio das Águas.

Related Articles

Close