Home Religião É hora de despertar

É hora de despertar

SHARE

Olá, amado leitor! Como é bom lhe encontrar mais uma vez nas páginas deste jornal.
A sociedade do século XXI está sendo flagelada por meio dos subgrupos que estão em busca de seus direitos, e, por meio disso, se esquecem de que devemos viver em harmonia dentro de regras que irão beneficiar a todos. Existem os grupos de religiosos, ateus, heterofóbicos, homofóbicos, machistas, feministas, racistas e muitos outros que estão olhando para um pequeno grupo e se esquecendo do bem maior.
Paulo, sabendo disso, previne a igreja e estabelece uma regra, veja: “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus” (I Co 10:32). Como crente, não podemos nos portar de tal maneira, que venhamos causar escândalo, mas não implica que precisamos aceitar, praticar ou apoiar aquilo que Deus chama de pecado.
Paulo nos alerta para o fato de que pessoas irão nos induzir a filosofias vãs, veja: “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência” (Ef 5:6). Estas vãs filosofias estão ligadas às paixões emocionais, físicas e financeiras, às quais sempre o ser humano é levado a buscar os seus interesses e não um bem maior. A ideia é de que o engano é convincente, e para isso ele continua dizendo: “Portanto, não sejais seus companheiros” (Ef 5:7).
O processo de cair no engano da filosofia vã é ouvir, torná-la conhecida, se tornar companheiro de quem ensina e quando menos se der por conta estará defendendo tal filosofia vã. Por isso Paulo disse: “Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá” (Ef 5:14).
Paulo então irá nos ensinar como despertar. Precisamos aprender a remir o tempo, pois os dias que vivemos são maus. Você cuida do seu tempo ou está dormindo sem vê-lo passar?
Precisamos entender claramente a vontade de Deus e não ser insensatos, ou seja, não podemos delirar, ser estúpidos em relação à vontade de Deus. Você conhece a vontade de Deus para você ou está dormindo?
Precisamos dar liberdade espiritual ao Espírito Santo, para que ele trabalhe em nossas vidas, e não buscar refugos no vinho ou em outros entorpecentes que levam à embriaguez, ou à fuga dos problemas. Precisamos usar salmos, hinos e cânticos espirituais em nosso vocabulário; a Bíblia deve transbordar em nossas conversas. Não deveríamos terminar uma conversa sem antes mencionar um verso bíblico. Precisamos agradecer por toda e qualquer situação, pois todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus.
E, finalizando, devemos saber que o nosso limite termina onde começa o do outro. Devemos ser sujeitos uns aos outros, no entanto, no temor a Deus, pois só não seremos induzidos às vãs filosofias se despertarmos. Lembre-se que é hora de despertar. “… Maranata (ora vem, Senhor Jesus)” (Ap 22:20).

Pr. Éverton de Castro
Templo Batista Maranata
de Aparecida de Goiânia