AparecidaBrasilGoiásNotíciasSaúde
Tendência

Goiânia convoca 60 médicos para descentralizar atendimento à pacientes com dengue ou suspeita

Profissionais de saúde devem receber capacitação para tratar pacientes contaminados

A Prefeitura de Goiânia abriu um edital para convocação de 60 médicos que devem atuar na Atenção Primária em Saúde (APS), um serviço da Secretaria Municipal de Saúde que prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas e famílias de forma integral e contínua. A medida busca dinamizar o enfrentamento da dengue, chikugunya e zika, na Capital. Com o novo reforço, Goiânia deve receber ainda a implantação de 12 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com dengue. 

O objetivo principal dessa convocação seria a descentralização do atendimento a pacientes diagnosticados ou com suspeita da doença. “Até então esse atendimento estava muito concentrado nos Cais, Ciams e UPAs. A partir de agora, a pessoa vai poder procurar a unidade de saúde, aquele postinho perto de casa, deixando as urgências para casos mais graves”, ressalta a superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde, Cynara Mathias. 

Além disso, outros profissionais da saúde recebem um curso de capacitação, ministrado pela infectologista da rede municipal de saúde e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Nádia Maciel, na intenção de aprimorar os cuidados com o paciente diagnosticado e atualizar os profissionais sobre o novo Manual Clínico da Dengue do Ministério da Saúde, datado de 2024.

O workshop é destinado a um grupo de 70 profissionais, composto por médicos, enfermeiros e apoiadores de suporte médico que, respectivamente, deverão repassar seu aprendizado a outros profissionais que atuam em unidades de Atenção Primária em Goiânia. 

Teste de Dengue

A partir desta segunda-feira (19), 54 Unidades de Saúde da Família (USF) e 21 Centros de Saúde (CS) passam a disponibilizar teste rápido para diagnóstico de dengue, além de medicamentos para hidratação e tratamento de pacientes positivados.

De acordo com os últimos dados divulgados no Boletim Epidemiológico Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Goiânia já registrou 3.890 casos prováveis de dengue em 2024. o Distrito Sudoeste seria o epicentro do número de casos, com um total de 900 registros. 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo