Goiás
Tendência

PF investiga desvio de recursos durante a pandemia em Senador Canedo

Quatro mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Aparecida de Goiânia, Goiânia e Senador Canedo

A Polícia Federal deflagrou uma operação que cumpre mandados na região metropolitana de Goiânia, na manhã desta quinta-feira (6). O alvo é um ex-secretário municipal de Saúde de Senador Canedo por suposto desvio de recursos públicos no período da pandemia de Covid-19.

Quatro mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Aparecida de Goiânia, Goiânia e Senador Canedo. O ex-secretário é suspeito de desviar recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de contratações fraudulentas.

De acordo com as investigações, o ex-secretário superfaturou valores de produtos fornecidos por uma empresa específica, em acordo estabelecido entre eles, aproveitando-se da situação de emergência da pandemia. 

A empresa em questão não atuava no ramo de fornecimento de produtos médicos e tinha vínculo com uma pessoa próxima ao então Secretário de Saúde. Os contratos foram realizados por meio de dois procedimentos de dispensa de licitação direcionados, totalizando um valor aproximado de R$ 1 milhão.

Além do ex-secretário, a investigação também revelou a participação de outros servidores públicos municipais. No entanto, as identidades dos investigados não foram divulgadas.

A Prefeitura de Senador Canedo informou que os fatos investigados dizem respeito à gestão anterior, que foi encerrada em 2020, e ressaltou que ainda não foi notificada sobre a ação.

A operação recebeu o nome de “Teste Rápido” em referência a um dos produtos superfaturados que foi objeto do desvio de recursos públicos, o teste rápido para o Covid-19. 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo