Aparecida de GoiâniaNotícia

Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia recebe novos equipamentos

A prefeitura adquire dois novos aparelhos de tecnologia de ultima geração, além de duas novas ambulâncias

 

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) recebe às 16 horas desta segunda-feira, 25, dois novos aparelhos de tecnologia de ponta em exames de diagnóstico por imagem: um tomógrafo computadorizado e uma ressonância magnética. Também serão entregues duas novas ambulâncias equipadas para o transporte de pacientes na cidade. Regido pelo prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Saúde Alexandro Magalhães, os equipamentos vão atender toda a rede, reduzindo o tempo de espera por exames.
Gustavo Mendanha destaca que os dois equipamentos instalados no Hospital Municipal darão mais qualidade aos serviços prestados em Aparecida, que já é referência em Saúde para outros 55 municípios da região Centro-sudeste: “Nossos pacientes não precisarão mais se deslocar para outras cidades em busca desses exames. Muito pelo contrário, a tendência que identificamos é que Aparecida de Goiânia está recebendo cada vez mais pessoas de fora para utilizar nossos serviços.
A abertura do HMAP revolucionou a Saúde municipal, que passou a ser referência para todo o país em um novo conceito de SUS, mais moderno e humanizado”.
Para o secretário Alessandro Magalhães, os equipamentos representam o aumento da segurança para pacientes e profissionais: “Os aparelhos adquiridos para o HMAP são dos mais avançados que há no mercado, desenvolvidos para facilitar o uso e proporcionar excelente qualidade de imagem e conforto ao paciente. Nosso Hospital é o único público do Estado que possui um tomógrafo com essa tecnologia avançada. Os aparelhos já estão instalados e em pleno funcionamento”. A título de exemplo, o secretário ressalta que no tomógrafo serão realizados até mesmo exames cardíacos, geralmente feitos em uma mesa de cirurgia. “O conceito do HMAP é atender com qualidade e resolutividade”, completa.
Demandando um investimento de 2,795 milhões de reais aos cofres públicos, o novo aparelho de ressonância magnética, tem competência para 800 exames mensais e vai funcionar 24h, todos os dias da semana, atendendo os pedidos de exames das unidades de urgência e emergência da cidade. Além disso, o aparelho ajudará aos pacientes que realizam exames por agendamento, tirando a necessidade de encaminhar para Goiânia para realização de diversos tipos de diagnóstico.
O novo tomógrafo, que tem competência para realizar até 100 exames por dia e irá reduzir em 90% o tempo de espera dos pacientes, teve um custo de 2,027 milhões de reais. Segundo dados da Central de Regulação de Aparecida de Goiânia, quando não era caso de urgência ou emergência, a população esperavam aproximadamente 20 dias para conseguir uma tomografia computadorizada. Com a compra do aparelho, o tempo pode ser reduzido para uma média de dois dias úteis. “De uma forma geral, todos os investimentos que Aparecida realizou com a aquisição desses aparelhos resultarão em uma economia para nosso município”, acrescentou o secretário de saúde.

As duas novas ambulâncias, tem capacidade para transportar mil pacientes por mês. Os veículos possibilitarão o transporte de pacientes entre as unidades de Saúde da cidade e trarão mais conforto e segurança para quem realiza tratamento programado e necessita do serviço. O investimento para as ambulâncias foi de aproximadamente 330 mil reais, feito com recursos do Fundo Municipal de Saúde. Com os novos veículos, a frota de suporte básico da Prefeitura passa a ter 10 ambulâncias sanitárias, que atendem toda a rede.

Related Articles

Close