Esporte

COI formaliza programa inicial das Olimpíadas de 2028 sem boxe, levantamento de peso e pentatlo

Skate, surfe e escalada integram a lista junto com outros esportes tradicionais

Da Redação

Em dezembro, Thomas Bach deu o alerta. E ontem, 3, em uma  reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Pequim formalizou o programa esportivo inicial das Olimpíadas de Los Angeles 2028,  oficializando que boxe, levantamento de peso e pentatlo moderno estão, por enquanto, fora dos Jogos.

As federações internacionais responsáveis pelos três tradicionais esportes ainda podem reverter o quadro caso cumpram exigências do COI até 2023. No caso do boxe, a Aiba  segue suspensa pelo COI pelo menos até 2023. Para recuperar o status de entidade,  precisará mostrar transparência nos processos de liderança e finanças, além de integridade de julgamentos das lutas.

IWF (levantamento de peso) também precisa melhorar as práticas de governança e provar uma mudança radical de cultura em relação ao doping, reduzindo a incidência histórica de casos na modalidade e assegurando um processo robusto e independente de controle do uso de substâncias proibidas.

A UIPM (pentatlo) é pressionada para tornar o pentatlo mais atraente, seguro, acessível e com custo reduzido. O hipismo deverá dar lugar a um outro esporte – decisão que tem desagradado fortemente os atletas. Vale lembrar que para Paris 2024 haverá mudanças drásticas de formato, bem mais enxuto, e mesmo sem testá-lo o COI deu o ultimato por mais alterações.

Na contramão deste trio, skate, surfe e escalada colhem os frutos da popularidade alcançada nos Jogos de Tóquio com a confirmação de que estão no programa inicial para Los Angeles 2028. O diretor Cassey Wasserman mostrou-se empolgado. “Os Jogos de LA28 sempre foram sobre trazer mais frescor, juventude, energia e criatividade para os movimentos olímpico e paralímpico. Los Angeles é um lugar como nenhum outro e será incrível receber surfe, skate e escalada como esportes icônicos da Costa Oeste e queridinhos dos fãs”, disse.

Além do trio, também estão confirmados na lista inicial de Los Angeles: atletismo, badminton, basquete, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, golfe, handebol, hipismo, hóquei, judô, luta olímpica, natação, remo, rugby sevens, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei.

Foto: Reprodução / Internet

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo