BrasilEsporteNotícias
Tendência

Técnica Pia Sundhage deixa oficialmente o comando da Seleção Brasileira de futebol feminino

Técnico do Corinthians, Arthur Elias, é cotado.

A sueca Pia Sundhage não é mais técnica da seleção brasileira feminina. A decisão foi oficializada nesta quarta-feira (30/8) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Diante do fracasso da equipe na Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia, a perspectiva era de grandes mudanças no setor.

“Encerramos a partir de hoje o trabalho de Pia com a CBF. Quero agradecer a ela e a todos aqueles que conviveram e fizeram parte da comissão técnica da seleção brasileira feminina de futebol, que participou da Copa do Mundo Feminina Fifa 2023 . Pia trouxe também, nesse período de 2019 até aqui, um trabalho que, para a CBF e para o futebol brasileiro como um todo, foi muito importante. Desejamos a ela, em seus novos desafios, todo o sucesso”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Agora, as buscas por um novo nome começam, e de olho nas Olimpíadas de Paris em 2024, Arhtur Elias, técnico da equipe feminina do Corinthians, deve ser o nome escolhido para a vaga da treinadora sueca.

As grandes campanhas que o treinador tem liderado no clube alvinegro tornaram seu nome o favorito para a função. Desde que Arthur chegou ao Corinthians em 2016, não existe quem se compare aos títulos que o treinador possui no histórico. Em oito temporadas com o Timão, são 14 conquistas, das quais são: 4 campeonatos brasileiros (perto de ganhar mais um esse ano) e 3 Libertadores.

Arthur Elias, atual técnico do Corinthians (Foto: divulgação)

Bicampeã olímpica com a seleção dos Estados Unidos, Pia chegou ao Brasil com a esperança de reformular a equipe e buscar feitos inéditos. No entanto, o trabalho passou longe dos resultados almejados. O único título de destaque foi a Copa América diante de rivais mais fracos do nosso continente.

Nos Jogos de Tóquio, o Brasil foi eliminado nas quartas de final pelo Canadá, que se tornaria campeão olímpico. O jogo terminou empatado sem gols, e as canadenses levaram a melhor nos pênaltis, ganhando por 4 a 3. A Copa Feminina, porém, marcou a maior frustração da era Pia.

O Brasil chegou ao Mundial com a empolgação de bons desempenhos ante as poderosas Inglaterra e Alemanha, mas acabou eliminado ainda na fase de grupos. A seleção brasileira bateu o modesto Panamá (4 a 0), perdeu para a França (2 a 1) e empatou com a também limitada Jamaica (0 a 0).

Toda a comissão técnica de Pia foi dissolvida pela CBF. Deixam também seus cargos as suecas Lilie Persson e Anders Johansson, auxiliares, e Ann-Helen Grahm, observadora técnica.

 

*Agência Estado

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo