Notícias
Tendência

Cachorros tem visão limitada a 40 cores

 Humanos são capazes de enxergar 150 cores, já os cachorros apenas a 40 cores. A limitação da visão compensa em outros sentidos, como audição e olfato.

Ao contrário dos humanos, que a visão é considerada o principal sentido, nos cães os sentidos mais apurados são o olfato e a audição. Dessa maneira, a visão dos cães não é tão aperfeiçoada quanto a visão humana.

De acordo com a veterinária Fernanda Loss, os  humanos são capazes de enxergar 150 cores e terem sensibilidade para perceber as cores vermelha, azul e verde. Os  cachorros, por sua vez,  limitam-se a 40 cores e são sensíveis apenas a alguns tons das cores azul e amarela, vendo todo o restante em cinza. 

Ela destaca ainda que mesmo que a diferenciação de cores não seja tão efetiva, a visão noturna dos cães é muito boa. “A capacidade de enxergar bem no escuro é uma herança dos ancestrais dos cães. Anos atrás os cães eram usados para a caça, e por isso desenvolveram a habilidade de visão noturna”, conta a médica veterinária.

Fernanda Loss  explica ainda que a visão canina pode enxergar um objeto em movimento a 600 metros de distância. “A posição dos olhos na cabeça determina o grau de visão periférica, assim como a quantidade de campo visual que se pode ver simultaneamente com ambos os olhos, o que se chama visão binocular, necessária para efetuar medições corretas de distâncias”, conclui a veterinária.

Mas apesar da visão não ser o principal sentido dos pets,  a especialista destaca que é importante sempre manter alguns cuidados e também incentivá-la. Ela explica que é importante oferecer brinquedos dentro das cores que eles enxergam, como o azul e o amarelo, para estimular a visão dele. Além disso, alguns cuidados são importantes para o bem-estar ocular do pet, como evitar a exposição em locais com muito vento, monitorar se os olhos não estão ressecados e, claro, contar com o acompanhamento veterinário periódico.

Leia a nossa edição impressa

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo