Aparecida

Mais de 80 policiais penais realizam doação de sangue em Aparecida

Mais de 80 policiais penais participaram ontem, 21, da segunda campanha de doação de sangue em Aparecida de Goiânia. A campanha foi promovida pela Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) com o slogan “Doe Sangue”, de incentivo à doação de sangue entre servidores da Polícia Penal. O projeto é uma iniciativa da Gerência de Saúde da DGAP e do Hemocentro e conta com ações de conscientização e incentivo à solidariedade.

O evento foi realizado no Complexo Prisional de Aparecida, onde o ônibus do encontro estava estacionado com toda a equipe de profissionais de saúde totalmente equipados e qualificados. Os polícias penais que já tinham realizado a doação de sangue, realizavam um chamamento para um outro colega de farda, falando da importância de se doar sangue. Frisando, que doar seguem além de ser um gesto de amor, pode salvar inúmeras vidas.

A ação já havia sido feita no mês de janeiro deste ano para ajudar o Hemocentro de Goiás a contornar a diminuição de sangue nos seus estoques, causada pela pandemia da Covid-19, que afastou muitos doadores. Pelo menos 80 policiais penais do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia participaram da campanha.

Demanda
De acordo com informações do Hemocentro de Goiás, o Estado tem uma demanda mensal de 4 mil bolsas de sangue e hemocomponentes. No último dia 12 do mês junho, o Hemocentro passou a funcionar também aos sábados, tendo a possibilidade de coletar até 152 bolsas de sangue convencional e de oito por aférese, (quando se usa uma máquina coletora, que separa os componentes do sangue por centrifugação, permitindo a coleta seletiva de um ou mais de seus componentes).

A ampliação nos dias de atendimento foi possível após a reforma e ampliação de 65% da sua capacidade anterior. O Hemocentro Coordenador agora conta com 12 novas cadeiras para a coleta convencional e outras quatro para coleta de plaquetas por aférese, que estão em uma sala exclusiva.

Restrições
Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar. Já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo