Home Cidades Marlúcio garante maior participação de Aparecida no Codemetro

Marlúcio garante maior participação de Aparecida no Codemetro

SHARE

Na prática, a cidade passa a ter mais membros que vão poder defender os interesses do município no Conselho Deliberativo
Depois de um trabalho intenso, o deputado Marlúcio Pereira (PSB) conseguiu, na tarde de ontem, mais uma vitória para Aparecida de Goiânia. Com a intervenção do parlamentar, o município passa a ter maior poder de decisão no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Codemetro). Na prática, a cidade passa a ter mais membros que vão poder melhor defender os interesses de Aparecida no Conselho Deliberativo, o que antes deixou as lideranças políticas aparecidenses preocupadas com a possibilidade de o município perder autonomia.
Com mais de 2,2 milhões de habitantes, a Região Metropolitana de Goiânia (RMG) é composta por 20 municípios. A alteração na Lei da RMG é uma exigência da Lei Federal nº 13.089, de 2015, denominada Estatuto da Metrópole, e começou a ser discutida há dois anos. A proposta trata da reestruturação de uma Governança Metropolitana, uma redefinição do planejamento, gestão e execução das funções públicas de interesse comum na RMG, abordando principalmente quatro pontos: uso do solo, transporte coletivo, saneamento e resíduos sólidos. “Nossa preocupação era de que Aparecida perdesse o peso do voto no Codemetro, mas conseguimos aumentar nosso percentual de decisão”, comemorou Marlúcio.
A atitude do deputado foi elogiada pelo relator da proposta na Assembleia, o deputado Jean Carlo (PHS), que inclusive chegou a gravar um vídeo sobre o assunto nas redes sociais. “O Marlúcio defendeu Aparecida até o fim. Tenho certeza de que esta vitória é de todos os moradores e dos líderes políticos da cidade, que estavam preocupados”, ressaltou Jean.