MundoSaúde
Tendência

OMS alerta para possibilidade de surtos mais mortais do que a Covid-19

Diretor da OMS, Tedros Adhanom, ressaltou a importância de os países estarem preparados para enfrentar novas emergências sanitárias, incluindo a possibilidade de surtos mais mortais do que a pandemia de Covid-19

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, ressaltou a importância de os países estarem preparados para enfrentar novas emergências sanitárias, incluindo a possibilidade de surtos mais mortais do que a pandemia de Covid-19, durante a 76ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça.

Durante o evento, a OMS lançou a Rede Internacional de Vigilância de Patógeno, uma iniciativa global de prevenção de doenças. O objetivo dessa rede é aprimorar os sistemas de coleta de amostras e compartilhar informações de forma ampla entre a comunidade científica, contribuindo para a formulação de políticas públicas e tomadas de decisão mais eficazes.

“Permanece a ameaça do surgimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes. E a ameaça de outro patógeno emergente com potencial ainda mais mortal permanece. E as pandemias estão longe de ser a única ameaça que enfrentamos. Em um mundo de crises sobrepostas e convergentes, uma arquitetura eficaz para preparação e resposta a emergências de saúde deve abordar emergências de todos os tipos”, afirmou Adhanom.

A nova rede utilizará informações genômicas de agentes causadores de doenças, analisando o código genético de vírus, bactérias e outros microrganismos. Isso permitirá uma melhor compreensão das características das infecções, como sintomas, transmissão e riscos para a saúde. Com base nessas informações, cientistas e especialistas em saúde pública poderão identificar e rastrear doenças, prevenir surtos e desenvolver tratamentos e vacinas.

A operacionalização da rede possibilitará aos países detectar e responder a ameaças de doenças antes que elas se tornem epidemias ou pandemias. O diretor-geral da OMS ressaltou a importância dessa iniciativa para a segurança da saúde global, ao fornecer a todos os países acesso ao sequenciamento e análise genômica de patógenos como parte de seus sistemas de saúde pública.

O alerta da OMS destaca a necessidade de estar preparado para enfrentar possíveis surtos mais mortais do que a Covid-19, reforçando a importância da cooperação internacional e da implementação de medidas de prevenção e resposta eficazes em todo o mundo.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo