AparecidaNotícias
Tendência

Onda de calor deve atingir Goiás esta semana

Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) aponta máximas de até 36°C em algumas regiões do estado

O início do mês de maio em Goiás traz consigo um cenário de calor intenso, surpreendendo aqueles que esperavam uma queda nas temperaturas. De acordo com as projeções do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a primeira semana será marcada pelo predomínio de sol em todas as regiões do estado, com máximas que podem atingir os 36°C nas áreas Norte e Oeste.

A análise do Cimehgo indica que o sol continuará predominante ao longo da semana, acompanhado de um aumento gradual das temperaturas máximas e uma diminuição na umidade relativa do ar durante as tardes.

Para esta segunda-feira, dia 29, as chances de chuva são mínimas em todo o estado. As temperaturas máximas previstas são de 36°C para as regiões Norte e Oeste, 34°C para o Centro e Leste goiano, e 33°C para o Sudoeste e Sul. Em Goiânia, o dia será caracterizado pelo predomínio do sol, com temperaturas máximas podendo chegar aos 32°C. A variação da umidade relativa do ar está prevista entre 35% e 90%.

Esta previsão destaca a importância de medidas de proteção contra o calor e a exposição prolongada ao sol, especialmente durante as horas mais quentes do dia.

Onda de calor

Todo o Brasil se prepara para enfrentar uma nova onda de calor, que vai fechar o mês de abril. Essa será a quarta onda de calor desde o início de 2024, e sua origem está associada a uma área de alta pressão na média atmosfera, que vai atuar como um bloqueio atmosférico, segundo informações da Climatempo.

Esse sistema favorece a manutenção do ar seco e quente, que provoca altas temperaturas e deve durar até pelo menos até 2 de maio. Além disso, também serão registrados baixos índices de umidade relativa do ar.

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo