Aparecida
Tendência

Bronca do cidadão: moradores de Aparecida reclamam de matagal

População do Morada dos Pássaros diz que problema é recorrente e nunca é solucionado de maneira eficaz 

A população do Setor Morada dos Pássaros reclama de mato alto nos lotes baldios e da insegurança que a situação causa a eles. Os moradores da região alegam que todos os anos no período chuvoso é a mesma coisa. 

Valdinah Aparecida Tavares do Carmo, 50 anos, mora no bairro há 5 anos e diz que a situação está muito preocupante.  “O mato está na altura do meu muro.  E, olha que meu muro é alto. A gente chega aqui tarde, porque as vezes passa em algum lugar no caminho antes de vir para casa, e fica com medo de entrar. É assustador”, reclamou.

A moradora relatou que o matagal atrai bichos e insetos que se proliferam e podem causar doenças e que, por este motivo, mandou roçar na beirada  do muro, “Mas agora com a parte próxima ao muro limpa a questão da segurança ficou pior. os vizinhos já me alertaram que é frequente homens usando esse espaço para fazer xixi. A gente fica com muito medo e não sabe como agir em uma situação dessas”, desabafou a moradora.

 

Valdinah Aparecida é moradora do bairro há 5 anos. De acordo com ela, todo ano é o mesmo problema com mato alto e lixo. Crédito: arquivo pessoal 
Valdinah Aparecida é moradora do bairro há 5 anos. De acordo com ela, todo ano é o mesmo problema com mato alto e lixo. Crédito: arquivo pessoal

Valdinah Aparecida destacou ainda que quando a prefeitura limpa o lote, os vizinhos também  enchem os lotes baldios de lixo. “É uma situação muito complicada que não depende só da gente. E, todo ano é a mesma coisa.

Ela relata ainda que ao procurar a Prefeitura Municipal de Aparecida para ver a questão. Segundo ela, a gestão informou que existe um cronograma de limpeza de lotes de baldios a ser cumprido e que, naquele momento, a equipe de limpeza estava em outro bairro. 

A vizinha de Valdinah, que preferiu ficar em sigilo, contou que todo o bairro passa pela mesma situação dela. “Os jovens que estudam à noite, passam por esses matagais. Ficamos com os corações na mão, morrendo de medo de ter algum problema, alguma tragédia. Gostaríamos muito que a prefeitura olhasse por nós e tomasse uma medida, não apenas para limpar o lixo agora, mas para impor que os donos dos lotes deixem eles sempre limpos”, disse.

A equipe de redação do Jornal Diário de Aparecida entrou em contato com a Prefeitura Municipal para verificar a questão. Por meio de sua assessoria de imprensa, a gestão municipal informou que a obrigatoriedade de limpeza e roçagem é do proprietário do terreno,  mas que realiza o serviço duas vezes ao ano, seguindo cronograma para minimizar os problemas aos moradores vizinhos.

Leia a nota na íntegra 

Com relação ao mato, a secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida informa que a obrigatoriedade de limpeza e roçagem é do proprietário, mas que realiza o serviço duas vezes ao ano, seguindo cronograma, para minimizar os problemas aos moradores vizinhos e  que o serviço de roçagem é cobrado no ITU do imóvel. De acordo com a Secretaria, as equipes de roçagem iniciarão os trabalhos na Morada dos Pássaros em breve.


Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo