Esporte

Atlético-GO tem 67,9% e Goiás 19,8% chances de rebaixamento ao final do primeiro turno

Times ainda possuem 19 jogos na segunda parte da competição nacional e já começam a fazer contas para alcançar o objetivo da permanência

Arquirrivais dentro do âmbito local, clubes lutam contra o rebaixamento na principal competição do país. Foto: Reprodução/Internet

Júnior Schumacher

Segundo os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de rebaixamento do Atlético Goianiense após o final do primeiro turno são de 67,9%. O Goiás, por sua vez, tem 19,8%. A primeira parte do Campeonato Brasileiro Série A, foi encerrada no último final de semana.

Restando agora apenas 19 jogos para o final do torneio, os clubes goianos começam a planejar suas contas com a calculadora nas mãos. Segundo ainda a UFMG, a probabilidade atualmente para se livrar do rebaixamento, com 100% de certeza, são 50 pontos. No entanto, com 46, com chances de 0,07%, a queda é praticamente evitada.

O Dragão hoje tem 17 pontos, na 18° colocação, e baseando nessa margem de probabilidade mínima, seria necessário mais 29 pontos, dos 57 que ainda estão em disputa, para chegar aos 46. Desta maneira, com base apenas em vitórias, seriam necessárias 10 para o rubro-negro conquistar o objetivo da permanência.

Para o Goiás a situação também não é tão boa, porém melhor do que a do rival. Atualmente o time é o 13° com 22 pontos, e para alcançar os 46, também com apenas vitórias, seriam necessárias oito.

O Atlético ainda divide suas atenções com as quartas da Copa Sul-Americana, onde o clube irá encarar o Nacional do Uruguai em dois jogos, além da Copa do Brasil, onde encara o Corinthians. O primeiro jogo do duelo é hoje, 27, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia. O Esmeraldino por sua vez tem apenas a disputa da Série A.

Na próxima rodada do Brasileirão, o time atleticano encara o Flamengo, no sábado,40,  às 20h30, no Maracanã. O Goiás enfrenta o Coritiba, no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha,) às 16h30, no mesmo dia.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo