Política

Marconi alcança 29,3%, Delegado Waldir tem 16,6%

Candidato do PSDB mostra evolução positiva a cada pesquisa, enquanto seu concorrente mais direto, do União Brasil, estagnou

Pesquisa: Marconi lidera corrida ao Senado seguido por Delegado Waldir - GOIÁS365

A pesquisa IAD/Diário de Aparecida aponta o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) como líder isolado da corrida pelo Senado, com 29,3% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Delegado Waldir Soares (UB), com 16,6%. O ex-senador Wilder Morais (PL) tem 8,9%; João Campos (Republicanos), 5,5%; Denise Carvalho (PC do B), 5,1%; Alexandre Baldy (PP), 5%; Vilmar Rocha (PSD), 3%; Leonardo Rizzo (Novo), 1,9%; Antônio Carlos (PCO), 1%; e Manu Jacob (Psol), 0,9%.

Brancos e nulos totalizam 8,2% e indecisos estão em 14,7%. O cenário indica uma forte tendência a favor de uma vitória de Marconi, que, entre os postulantes ao Senado, tem desenvolvido a campanha de maior presença entre o eleitorado estadual.

O ex-governador também adaptou o discurso da sua campanha, falando menos de passado e apostando em propostas para a sua atuação na mais alta Câmara Legislativa do país e em uma linha de alto nível, sem baixarias e sem trocar ataques com os adversários. Suspendeu, também, as críticas ao governador Ronaldo Caiado, que lidera isolado as pesquisas para o Palácio das Esmeraldas.

Dos eleitores que declaram voto em Marconi, a pesquisa IAD/DIÁRIO DE APARECIDA revela que 65,8% pretendem sufragar Caiado e 18,7%, Mendanha. Essa estratificação se estende a todos os demais candidatos ao Senado, com os eleitores cruzando o voto a favor do atual governador por uma grande maioria.

Registro

A pesquisa IAD/DIÁRIO DE APARECIDA entrevistou uma amostra de 1.280 eleitores com resultados ponderados segundo as variáveis sexo, idade, grau de instrução e mesorregiões do estado de Goiás, entre os dias 21 e 24 de setembro, e tem margem de erro de 2,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, apresentando um coeficiente de segurança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o protocolo GO-05959/2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo