Home Cultura Viagens fora das férias

Viagens fora das férias

SHARE

Qual a definição dos gastos para sua viagem? Um dos fatores determinantes é a época do ano. Os meses de julho, dezembro e janeiro são sempre os mais caros, devido às férias escolares e coletivas, sem contar os feriados prolongados. Para economizar, vale a pena pegar uma folga em outras datas e conferir os lugares para viajar na baixa temporada.

Outro fator fundamental na hora de escolher os destinos é o clima. Afinal, se durante o verão brasileiro um dos principais destinos é o Nordeste, pode ser que em outras estações do ano você não encontre um tempo tão favorável para passeios. Mas existe sempre uma solução e a temperatura mais amena também é bastante agradável. Ou então dá para fugir para a neve ou até mesmo perseguir o verão por outros trópicos.

Economizar e fugir das “lotações” foi o que levou o dermatologista Rodrigo Amaral e o enfermeiro-chefe Fernando Mendonça a optarem em viajar na baixa temporada para Orlando. “Escolhemos viajar agora em março devido aos preços estarem bem atrativos e não enfrentarmos grandes tumultos, afinal conhecer a Disney era um grande sonho e imagino que na época das férias escolares deve ser muito cheio”, explica Fernando.

A máster franqueada da CVC Viagens Goiás Eliana Martins explica o porquê de os meses fora da temporada de férias serem mais baratos. Segundo ela, de março a junho e de agosto a novembro, os preços caem devido à procura ser menor, por causa das aulas. Com as férias escolares, que acontecem em julho, dezembro e janeiro, os pais conciliam seus descansos laborais com os recessos escolares dos filhos para viajarem sem comprometer os compromissos corriqueiros.

“Na baixa temporada, todas as cidades ficam mais tranquilas e consequentemente são melhores aproveitadas. Você é mais bem atendido em quiosques na beira da praia ou restaurantes, tem mais privacidade em alguns locais, entre tantos outros benefícios. Além de reduzir os gastos em até 25%, comparado à alta temporada”, explica Eliana.

Entorno

“Em Goiás, temos nossa queridinha Caldas Novas com suas mais de 200 piscinas termais, ótimas para relaxar. Temos Pirenópolis, considerado roteiro de charme, onde o município conta com um Centro Histórico ornado com casarões e igrejas do século XVIII, bons restaurantes e também com muita aventura a ser explorada, como trilhas, arvorismo, rapel nas belas cachoeiras e muito mais”, dá a dica.

Aqui perto do nosso Estado, Eliana indica o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, conhecida pelas suas belezas naturais. Entre as principais atrações do local estão os dois saltos do Rio Preto, com, respectivamente, 80 metros e 120 metros de altura.