AparecidaSegurança

Aparecida atinge marca de 25 dias sem homicídios com atuação integrada das forças de segurança

Cidade registrou queda de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.

Aparecida de Goiânia atingiu na última sexta-feira (25), a marca de 25 dias consecutivos sem registro de homicídios consumados, mantendo a tendência de queda nos crimes violentos registrada ao longo de 2025. No primeiro semestre, o município já havia completado 39 dias sem assassinatos. No total, o número de homicídios caiu 50% entre 1º de janeiro e 25 de julho, em comparação com o mesmo período de 2024, foram 24 casos este ano contra 48 no ano passado.

Segundo dados do Observatório da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Aparecida também avançou na elucidação de crimes contra a vida. A Polícia Militar solucionou 67% dos homicídios ocorridos neste ano, sendo 11 deles com prisão em flagrante. A maioria das vítimas (92%) é do sexo masculino.

“Esses resultados refletem um trabalho comprometido com a proteção da população. Reforçamos a presença das forças de segurança nos bairros, fortalecemos a cooperação entre os órgãos e investimos em inteligência. A redução da violência é fruto desse esforço conjunto. Vamos seguir atuando com firmeza para manter a cidade segura e com qualidade de vida”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.

Além da queda de 50% nos homicídios, Aparecida de Goiânia também apresentou redução significativa em outros indicadores de criminalidade entre 1º de janeiro e 25 de julho de 2025. Os roubos a pessoa caíram 44%, passando de 413 para 229 casos. Houve ainda diminuição de 32% nos roubos de veículos (de 44 para 30 ocorrências) e de 52% nos roubos em comércio (de 21 para 10). Roubos em residências também caíram pela metade, de 16 para 8 registros. Já os furtos tiveram queda de 32% nos casos de veículos (de 245 para 167), de 41% em comércios (de 423 para 250) e de 37% em residências (de 635 para 400). Os dados são da Seção de Análise Criminal do 2º Comando Regional da Polícia Militar e reforçam o impacto positivo das ações integradas de segurança no município.

O comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar (2º CRPM), coronel Lucas Antônio de Morais Gomes, explica que o desempenho é fruto de uma estratégia de reforço ao policiamento em áreas críticas, com atenção especial aos fins de semana e feriados prolongados, além da intensificação da fiscalização em bares e distribuidoras. As operações envolvem a GCM, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e equipes de fiscalização da Prefeitura.

Outro reforço importante foi a realização da Operação Comando Geral Itinerante, promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, que ampliou o patrulhamento em pontos estratégicos e fortaleceu a escuta ativa das comunidades. Em paralelo, Aparecida também ganhou este ano uma nova sede da Delegacia da Mulher (Deam), ampliando a rede de proteção às vítimas de violência de gênero.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), reativado em abril por Leandro Vilela, é um instrumento estratégico para o planejamento e execução de ações coordenadas entre diferentes forças e secretarias. Criado na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela, o grupo reúne representantes da GCM, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário, Ministério Público e diversos órgãos da administração municipal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo