AparecidaSaúde

Projeto com cavalos da PM leva humanização e cuidado emocional ao HMAP

Desde o início do projeto, em 2022, mais de 600 pacientes já foram beneficiados pela ação

Hoje, 31, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) será palco de mais uma edição da visita dos cavalos do Regimento Montado da Polícia Militar de Goiás. A ação integra um projeto contínuo de humanização promovido pela unidade hospitalar, que é construída e mantida pela Prefeitura de Aparecida e gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

A iniciativa leva os benefícios terapêuticos da equoterapia diretamente aos pacientes internados, inclusive à beira do leito, sendo um diferencial ainda pouco comum nos hospitais brasileiros. A proposta permite que até mesmo pessoas com restrição de mobilidade possam interagir com os animais, promovendo estímulos sensoriais, emocionais e sociais que contribuem para o bem-estar e auxiliam no processo de recuperação.

O projeto é conduzido por equipes multiprofissionais do HMAP. Antes do contato com os cavalos, os pacientes passam por avaliações da fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, o que garante total segurança durante a atividade.

Desde o início do projeto, em 2022, mais de 600 pacientes já foram beneficiados pela ação, que ocorre mensalmente em parceria com a Cavalaria da Polícia Militar de Goiás. Além de proporcionar momentos de acolhimento e descontração, a visita dos animais também promove uma aproximação simbólica entre o ambiente hospitalar e o cotidiano fora do tratamento médico, fortalecendo vínculos e contribuindo para a humanização do cuidado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo