Programa “De Volta pra Casa” garante retorno de pessoas em situação de rua aos estados de origem
Ação oferece passagens rodoviárias para pessoas em situação de rua que desejam voltar para sua família
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), viabilizou, nos últimos dias, o retorno de cinco pessoas acolhidas na Casa de Acolhida para seus estados de origem. A ação integra o programa “De Volta pra Casa”, que oferece passagens rodoviárias a pessoas em situação de rua, possibilitando o reencontro com familiares e a retomada de vínculos afetivos e comunitários.
Entre os destinos da útlima quinta-feira, 31, estavam São Félix do Xingu (PA), Recife (PE), Porto Nacional (TO) e Palmas (TO). O senhor Ary, de 76 anos, voltou à sua cidade natal, enquanto Sílvio embarcou para Palmas e manifestou gratidão pelo apoio recebido. “Gostaria de lembrar a importância do serviço social em relação às passagens. Preciso muito voltar para casa, para minha família. Graças ao serviço social, à Prefeitura de Goiânia e ao prefeito Sandro Mabel, isso está sendo possível. Estou muito feliz”, afirmou.
De acordo com a secretária municipal Erizânia Freitas, o programa representa uma política pública sensível e essencial, que garante dignidade, direitos e a oportunidade de recomeço a quem mais precisa. “Nosso compromisso é levar a pessoa que está em situação de rua de volta à sociedade e ao encontro da família. A Prefeitura garante o direito de todos os cidadãos para que isso seja realizado o mais rápido possível”, destacou.
O “De Volta pra Casa” é voltado a pessoas que, por diferentes circunstâncias, se encontram em situação de rua em Goiânia, mas desejam regressar a seus locais de origem. A iniciativa busca oferecer não apenas transporte, mas também apoio social e humano, assegurando que esse retorno seja seguro e digno.