Aparecida

Oficina Ortopédica em Aparecida produz 150 órteses e próteses para pacientes

A ação reforça o compromisso do município e do Estado em ampliar o acesso a serviços de reabilitação e oferecer mais autonomia às pessoas com deficiência.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou entre os dias 11 e 15 de agosto a Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). A ação foi sediada no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (AMAG), no Jardim Nova Era, referência em reabilitação no município.

O programa tem como objetivo a produção de órteses e próteses para pacientes que aguardavam na fila de espera por esses equipamentos. Ao todo, 150 pessoas de Aparecida e de municípios goianos pactuados foram beneficiadas. Os atendimentos são realizados por uma equipe do Crer em conjunto com fisioterapeutas do AMAG, com média de 30 consultas diárias. Após a avaliação, os pacientes recebem os equipamentos em até 90 dias.

O superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Gustavo Assunção, destacou a relevância da iniciativa. “É um trabalho que garante mais mobilidade e qualidade de vida, além de aproximar o serviço de saúde dos pacientes e reduzir a fila de espera. Quando a SES solicitou a parceria, Aparecida aceitou prontamente e hoje conseguimos atender com a estrutura do AMAG”, afirmou.

Criada em 2017, a Oficina Itinerante já percorreu diversas cidades goianas. De acordo com dados da SES, mais de 7,5 mil pacientes foram beneficiados desde então, com a entrega de 14.700 aparelhos ortopédicos em Goiás até abril de 2025.

A ação reforça o compromisso do município e do Estado em ampliar o acesso a serviços de reabilitação e oferecer mais autonomia às pessoas com deficiência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo