O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, participou nesta quarta-feira (20) da inauguração da primeira etapa do novo complexo de delegacias em Caldas Novas. A entrega incluiu as novas sedes da Delegacia de Polícia da Mulher (DEAM), da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e da Delegacia de Apuração de Atos Infracionais (Depai).
De acordo com Daniel Vilela, a iniciativa reforça o compromisso do governo estadual com a segurança pública, por meio de investimentos na estrutura das forças policiais. Ele destacou a relevância da Polícia Civil na apuração de crimes e ressaltou a necessidade de oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais.
“Goiás hoje é referência nacional em segurança pública e nós precisamos de constantes investimentos para manter esse padrão de eficiência e de combate ao crime. A Polícia Civil é uma força de segurança muito importante na resolutividade dos crimes, na identificação e na inteligência. Portanto, fazem-se necessários os investimentos, estruturando e oferecendo todas as condições para que esses policiais possam desempenhar seu trabalho da melhor forma”, ressaltou o vice-governador.
O delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga, também ressaltou a importância da obra, afirmando que os benefícios alcançam não apenas os servidores da corporação, mas toda a comunidade. Durante o evento, foi entregue ainda a chave de uma viatura destinada exclusivamente ao atendimento da Delegacia da Mulher. O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, destacou que o veículo será fundamental no enfrentamento à violência contra as mulheres.
Ainda durante a agenda, Daniel Vilela esteve em Goiandira, onde entregou o sistema de esgotamento sanitário da cidade. A obra contempla 13,7 quilômetros de redes e uma estação de tratamento compacta, atendendo cerca de 1.500 moradores dos bairros Centro e Central.
Iniciado em 2013 pela extinta Fundação Nacional da Saúde (Funasa), o projeto ficou paralisado por mais de dez anos e foi concluído em parceria entre o Governo de Goiás e a Prefeitura, com investimento de R$ 9,4 milhões. Segundo o secretário de Infraestrutura, Adib Elias, a prioridade foi garantir agilidade e qualidade na finalização da obra.
O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, destacou que o sistema de coleta e tratamento de esgoto contribui para a preservação ambiental e para a saúde pública, reduzindo riscos de doenças e gastos hospitalares. O prefeito de Goiandira, Allisson Peixoto, afirmou que o avanço só foi possível graças à parceria entre o município e o governo estadual.