BrasilEconomia

Caiado ressalta avanço da industrialização goiana durante abertura da Ficomex 2025

Mais de 100 embaixadas participam da feira, promovida pela Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg)

O governador Ronaldo Caiado abriu nesta quinta-feira (4), em Goiânia, a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex 2025). O evento, que prossegue até sábado (6), tem como tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para estimular o comércio exterior e ampliar conexões internacionais.

Em discurso, Caiado ressaltou a força da economia goiana. “Goiás é competitivo em todas as áreas, no comércio, na prestação de serviços e na indústria. Estamos mostrando o dinamismo do ponto de vista de gestão e de um empresariado arrojado, que avança no cenário internacional”, afirmou. O governador recebeu a Comenda Ficomex, honraria concedida a personalidades que contribuem para o setor.

Mais de 100 embaixadas participam da feira, promovida pela Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg) em parceria com a Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest).

O vice-governador Daniel Vilela destacou o papel estratégico do evento. “O resgate da Ficomex é uma oportunidade de apresentar as potencialidades de Goiás. Estamos discutindo a criação de uma agência de promoção e exportação em formato moderno e inteligente, que conecte nosso estado a outros países, instituições e empresas”, anunciou.

O presidente da Acieg, Rubens Fileti, afirmou que Goiás se consolidou como um “hub de conexão no Brasil inteiro” e defendeu o diálogo diante do tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Ele anunciou ainda que a feira passará a ser realizada de forma bianual, alternando edições no exterior e em Goiás.

Este ano, o cantor Gusttavo Lima foi nomeado embaixador da Ficomex. O artista destacou o espírito empreendedor do estado. “Goiás se tornou uma referência mundial em empreendedorismo e negócios. Fico feliz de unir música e negócio em um mesmo ambiente e fortalecer o nosso estado”, disse.

A abertura contou também com a participação dos governadores Marcos Rocha (Rondônia) e Romeu Zema (Minas Gerais), que destacaram a importância da cooperação entre estados para atrair investimentos e enfrentar barreiras comerciais. O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, deputados e lideranças empresariais também marcaram presença.

Expansão internacional

A Ficomex foi retomada em 2024 após quase duas décadas e chega à quarta edição reunindo representantes de mais de 100 países, número que corresponde a 55% das nações do mundo e mais que o dobro da edição anterior. Entre os participantes estão União Europeia, China, Canadá, Estados Unidos, México, Rússia, Argentina, Paraguai, Hong Kong, Arábia Saudita e países africanos.

Além de fortalecer a internacionalização de negócios, o evento cria oportunidades de networking para estados, municípios, instituições e empresas de todos os portes, consolidando Goiás como referência em comércio exterior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo