EducaçãoGoiásTecnologia

Goiás sedia Campus Party 2025 com foco em inteligência artificial e anuncia congresso internacional

Evento acontece de 19 a 23 de novembro no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia, e terá como tema central "Inteligência Artificial Aplicada ao Dia a Dia".

O vice-governador Daniel Vilela lançou na noite desta segunda-feira (15) a edição 2025 da Campus Party Goiás, no Hub Goiás. O evento, considerado o maior festival mundial de tecnologia, inovação e cultura digital, ocorrerá entre 19 e 23 de novembro no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia, com expectativa de superar o público de 300 mil pessoas registrado nas edições anteriores.

Em discurso, Vilela destacou o papel do estado como polo de inovação: “Goiás se consolidou como referência em inteligência artificial, com investimentos e legislação pioneira na área”. O estado foi o primeiro do Brasil a sancionar uma lei específica para fomentar a IA, a Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial, reconhecida internacionalmente por empresas como Google e Meta.

Entre as principais atrações está o Congresso Internacional de IA by Etos, organizado pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), que debaterá impactos éticos, regulatórios e sociais da inteligência artificial. Outro destaque é a Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, que reunirá mais de mil estudantes – triplicando o número de 2024. Os vencedores terão como prêmio uma imersão de um mês em universidades da Inglaterra, custeada pelo governo estadual.

O evento também incluirá o Desafio de Inovação 60+, voltado para idosos, com foco em segurança digital e prevenção a golpes. A iniciativa é parte do programa Cidadão Tech 60+, que deve formar 1 mil idosos até o final de 2025.

Palestrantes de destaque

Confirmaram presença nomes como a advogada e apresentadora Gabriela Prioli, a jornalista Natuza Nery, o filósofo e ex-ministro da Educação da França Luc Ferry, e Ronaldo Lemos, coautor do Marco Civil da Internet. Especialistas internacionais como Gabriele Mazzini (MIT Media Lab) também participarão dos debates.

Parceria estratégica

Realizada desde 2019 em Goiás, a Campus Party é fruto de parceria entre o governo estadual (por meio da Secti e SGG) e o Instituto Campus Party. Francesco Farrugia, presidente do instituto, enfatizou: “O sucesso do evento deve-se à integração com o governo, que possibilita iniciativas como o congresso internacional de ética em IA”.

O secretário de Ciência e Tecnologia, José Frederico Lyra Netto, reforçou o compromisso com a inclusão: “Não há barreira de idade para aprender tecnologia. Queremos garantir que todos façam parte dessa transformação”.

A programação completa estará disponível no site oficial do evento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo