O programa Ilumina Aparecida completou seis meses de execução e já alcançou a marca de 30 mil pontos de iluminação pública modernizados em Aparecida de Goiânia. Ao todo, 23.243 luminárias de vapor de sódio foram substituídas por LED em 40 bairros da cidade. Outros 10 mil pontos receberam manutenção e também foram atualizados para o novo modelo, garantindo mais eficiência e luminosidade em diversas regiões.
Entre as áreas atendidas integralmente estão o Garavelo, com 1.980 novos pontos de LED, e o Buriti Sereno, que recebeu 2.463. Também já foram modernizadas regiões como Vera Cruz (1.819 pontos), Tiradentes (1.008), Centro Ampliado (1.045), Serra Dourada (771), Jardim dos Ipês (736), Santa Luzia (698) e Dom Bosco (698), além de bairros tradicionais como Cidade Livre, Bairro Hilda e Cidade Satélite São Luiz.
O prefeito Leandro Vilela destacou o impacto da iniciativa: “Estamos entregando uma cidade mais iluminada e mais segura. Já modernizamos 40 bairros em apenas seis meses e seguimos ampliando esse trabalho para todas as regiões”.
Distrito industrial
As frentes de trabalho avançam também no Eixo Primário do Polo Empresarial Goiás, principal via do distrito industrial da cidade. O projeto contempla 222 postes metálicos, 244 luminárias LED e 14 mil metros de cabos, modernizando 4,6 km de extensão. A melhoria vai reforçar a segurança de trabalhadores, empresários e motoristas que circulam diariamente pelo local.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner Siqueira, ressaltou a transformação: “O Ilumina Aparecida não é apenas a troca de lâmpadas, é a modernização completa do parque de iluminação. Já passamos da marca de 30 mil pontos atendidos e seguimos padronizando e ampliando a rede com estruturas modernas e inteligentes”.
Próximos passos
Segundo a SDU, os próximos bairros a receberem iluminação 100% LED, entre setembro e outubro, incluem a região do Expansul – contemplada pelo Mutirão de Aparecida – como Jardim Palmares, Eldorado, Vila Souza, Célia Maria, Casa Grande, Jardim das Acácias e Ana Rosa; além da Vila Maria e Cândido de Queiroz.
Executado por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio Luz Pública Aparecida, o programa prevê a substituição de até 73 mil pontos de iluminação em toda a cidade. As novas luminárias oferecem economia de até 75% no consumo de energia e contam com sensores para controle de intensidade, detecção de falhas em tempo real e potencial de integração a sistemas de monitoramento urbano.
Além disso, o projeto contempla iluminação temática em monumentos históricos e ações como o Outubro Rosa, Novembro Azul e decoração natalina, reforçando o compromisso da gestão em tornar Aparecida mais segura, inteligente e acolhedora.