Polícia investiga operadora de telefonia por descarte ilegal de baterias em Itumbiara
Material pertence a operadora de telefonia e foi encontrado em área próxima a torre no Bairro Nova Aurora
A Polícia Civil de Goiás, por meio da 2ª Delegacia Distrital de Polícia de Itumbiara (6ª DRP), identificou, nesta quarta-feira (17), um ponto de descarte irregular de baterias pertencentes a uma operadora de telefonia celular. O flagrante foi feito durante diligências realizadas por equipes especializadas, que encontraram o material armazenado de forma inadequada junto a uma torre da empresa, no Bairro Nova Aurora.
De acordo com a corporação, as baterias são classificadas como resíduos perigosos por conter metais pesados e substâncias tóxicas. O acondicionamento incorreto descumpre normas ambientais e representa risco para a saúde pública e para o meio ambiente, principalmente pela possibilidade de contaminação do solo e de lençóis freáticos.
As investigações têm o objetivo de apurar a responsabilidade da operadora e de possíveis prestadores de serviço terceirizados. O caso pode configurar crime ambiental, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).
Além da esfera criminal, o episódio foi comunicado às autoridades ambientais competentes, que devem aplicar sanções administrativas e determinar as medidas necessárias para o correto descarte do material.