CidadesGoiânia

PC deflagra Operação Calibre Zero e prende casal por comércio ilegal de armas em Goiânia

 

A Polícia Civil de Goiás deflagrou, nessa sexta-feira (31), a Operação Calibre Zero, com o objetivo de combater o comércio ilegal de armas de fogo em Goiânia. A ação foi conduzida pelo Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) da capital, vinculado à 1ª Delegacia Regional, e contou com o apoio da Vigilância Sanitária e do Procon Municipal.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais, um casal foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, conforme o artigo 12 do Estatuto do Desarmamento. No local, foram apreendidas diversas armas, munições e uma grande quantidade de fogos de artifício armazenados sem autorização, o que configura o crime de posse de artefato explosivo sem licença (artigo 253 do Código Penal).

De acordo com as investigações, o principal suspeito, proprietário de uma distribuidora de bebidas na capital, seria responsável por vender armas de fogo ilegalmente, inclusive pistolas e armamentos longos, a outros criminosos. Além disso, os policiais constataram indícios de contrabando de cigarros e comercialização de bebidas alcoólicas falsificadas.

Os materiais apreendidos, incluindo armas, munições, cigarros, fogos de artifício e bebidas suspeitas, foram encaminhados para perícia técnica. Também foi apreendida quantia em dinheiro encontrada na residência do casal.

A Justiça determinou o afastamento de sigilo de dados e comunicações dos investigados, permitindo o acesso a informações armazenadas em aparelhos eletrônicos e o rastreamento de eventuais cúmplices.

Segundo a Polícia Civil, a operação também resultou na aplicação de sanções administrativas pelos órgãos de fiscalização, em razão das irregularidades encontradas no estabelecimento comercial do investigado. As apurações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo