Caminhão de construtora é apreendido após descarte ilegal de concreto em Aparecida

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Aparecida apreendeu, no início da tarde desta segunda-feira (1°), no Setor Aeroporto Sul, um caminhão da empresa Costa Brava, após flagrar o descarte irregular de concreto na via. A empresa presta serviço para a própria Prefeitura de Aparecida, mas o descarte irregular de entulho é irregular e não é tolerado pela atual gestão.
A ocorrência foi formalizada pela equipe de fiscalização ambiental com apreensão do veículo e condução ao pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (SMTA), onde ficará retido até a conclusão do procedimento administrativo.
De acordo com os fiscais da SEMMA, o caminhão realizava o descarte de resíduos de concreto diretamente sobre o pavimento ao limpar o interior da caçamba, prática que infringe normas ambientais e compromete a conservação das vias públicas.
“Identificamos a irregularidade durante ação de rotina nos bairros e ao ver o dano ambiental foi feita a abordagem e constatada a infração, foi feita a apreensão do veículo e tomadas as devidas providências”, pontuou Wislem Cavalcante, coordenador de Fiscalização Ambiental da Semma.
A Semma explica que o manejo irregular desses materiais gera impacto ao meio ambiente urbano, afeta a durabilidade do asfalto e traz prejuízo direto à população que utiliza essas vias. A multa a ser aplicada ao caminhão pode variar de R$ 15 a R$ 20 mil.
A SEMMA destaca que empresas responsáveis por obras públicas ou privadas devem realizar a destinação correta de resíduos, com transporte adequado e descarte somente em áreas licenciadas e autorizadas. A população pode acionar o atendimento institucional da SEMMA pelo whatsapp 98459-1661 para registrar denúncias e contribuir com a fiscalização ambiental no município.
Secom Aparecida



