
Uma associação criminosa especializada em estelionatos foi alvo de uma operação deflagrada nesta terça-feira (2) em Goiânia e Trindade. Ao todo, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra investigados que, segundo as apurações, estruturaram um esquema com divisão de tarefas para aplicar golpes patrimoniais complexos.
A investigação apontou que o prejuízo causado pelo grupo chega a aproximadamente R$ 300 mil. O líder da associação teria ingressado no quadro societário de uma empresa de retífica de motores, usando a posição para captar clientes e, em seguida, direcionar pagamentos para contas de terceiros ligados à quadrilha.
Para manter o esquema, os investigados emitiam notas fiscais frias por meio de empresas que nada tinham a ver com o serviço contratado. A fraude veio à tona quando a proprietária e sócia majoritária da empresa vítima precisou consultar uma nota fiscal referente a um atendimento prestado. Ela percebeu que, apesar de o serviço ter sido executado pela própria companhia, a nota havia sido emitida por outra empresa, desconhecida do grupo familiar, e que o valor nunca entrou nos cofres da firma.
Diante da descoberta, um inquérito policial foi instaurado e diversas diligências foram realizadas até que os envolvidos fossem identificados e tivessem seus papéis detalhados no esquema. Após representação das autoridades responsáveis, as medidas cautelares foram autorizadas pela Justiça e cumpridas na manhã desta terça-feira.
As investigações continuam para aprofundar a participação de cada integrante e verificar se há outros possíveis prejudicados.



