Estelionato e lavagem de dinheiro: operação mira quadrilha com base em Goiás

Uma operação coordenada para desmantelar um esquema de estelionato e lavagem de dinheiro mobilizou equipes policiais de Goiás e Alagoas nessa quarta-feira (3). A ação, denominada Operação Sorte de Areia, cumpriu 21 mandados judiciais, seis de prisão preventiva e quinze de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió.
O grupo criminoso aplicava o chamado golpe do falso dono de lotérica, no qual integrantes se passavam por proprietários de estabelecimentos lotéricos e induziam funcionários a realizar pagamentos de boletos. Os valores eram enviados para contas de “laranjas”, rapidamente pulverizados e, posteriormente, centralizados em contas dos líderes da organização.
De acordo com a Polícia Civil de Alagoas, o grupo atuava em âmbito nacional e, somente no estado, o prejuízo ultrapassa R$ 1 milhão. A maioria dos investigados é residente em Goiás. O compartilhamento de informações com o Grupo Especial de Investigação Criminal (GEIC) de Anápolis foi considerado fundamental, já que a unidade goiana já havia deflagrado duas operações envolvendo os mesmos alvos.
Durante a ação, duas pessoas foram presas, cinco veículos foram apreendidos e houve bloqueio judicial de bens que podem chegar a R$ 3 milhões. Também foi detido o marido de uma das investigadas, flagrado com arma de fogo em situação irregular.
Quatro investigados com mandados de prisão continuam foragidos, entre eles o suposto líder da organização criminosa, que reside no Estado de São Paulo, além de dois suspeitos em Goiás e outro que se encontra fora do país.



