CidadesGoiásNotícias

Operação mira esquema de fraudes digitais e bloqueia R$ 106 mil em Águas Lindas

Grupo familiar usava 118 contas falsas para aplicar golpes contra instituição financeira de pagamentos

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Águas Lindas de Goiás durante operação contra fraudes digitais envolvendo contas bancárias falsas.

Uma operação policial deflagrada nesta quinta-feira (18) em Águas Lindas de Goiás cumpriu mandados de busca e apreensão domiciliar e determinou o sequestro e bloqueio de mais de R$ 106 mil em contas bancárias utilizadas em um esquema de fraudes digitais contra uma instituição financeira de pagamentos.

A ação é resultado de uma investigação conduzida pelo Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (GREF), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), após o setor de inteligência da empresa vítima identificar um padrão anormal no cadastro de 118 novas contas na plataforma.

As apurações revelaram que o grupo criminoso utilizava documentos de identidade falsos, todos com a mesma impressão digital, apesar de estarem registrados em nomes diferentes. Também foram constatadas irregularidades nas chamadas “provas de vida”, como fotos incompatíveis com os dados informados, incluindo imagens de homens em documentos femininos, crianças em cadastros de adultos e assinaturas digitadas em vez de manuscritas.

Com o avanço das investigações, os policiais identificaram que o núcleo do esquema estava concentrado em Águas Lindas de Goiás e era formado por integrantes de uma mesma família. As contas fraudulentas funcionavam como “contas de passagem”, utilizadas para receber valores ilícitos que eram rapidamente transferidos e pulverizados para as contas pessoais de três beneficiários principais, dificultando o rastreamento do dinheiro.

Os investigados deverão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato, falsificação de documento público, falsidade ideológica e uso de documento falso. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e apurar a extensão total dos prejuízos causados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo