
A rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia iniciou o segundo semestre letivo nesta segunda-feira (4) com uma importante entrega para estudantes e educadores: 60 das 94 unidades escolares da cidade estão com as salas de aula totalmente climatizadas. A medida, que integra o pacote de R$ 38 milhões em investimentos na infraestrutura da Educação, tem como objetivo garantir mais conforto e melhores condições para o processo de aprendizagem.
A secretária de Educação, professora Núbia Farias, visitou a Escola Municipal de Ensino Integral Retiro do Bosque para acompanhar o retorno dos alunos, que foram recebidos em ambientes reformados e climatizados. A escola passou por melhorias estruturais e agora conta com salas mais arejadas, seguras e adequadas ao ensino em tempo integral.
Segundo a gestora, a climatização resolve um problema histórico enfrentado por alunos e professores durante os períodos de calor intenso. “Hoje, 60 unidades escolares já estão aptas a operar com ambientes climatizados. Sabemos o quanto o calor afeta a concentração e o bem-estar em sala. Um ambiente fresco e acolhedor é essencial para a aprendizagem”, ressaltou.
A adaptação das escolas exigiu a instalação de quadros de energia e transformadores para suportar a carga elétrica dos novos aparelhos. Além das unidades que já receberam os equipamentos, cinco escolas passam por reforma geral e outras 20 estão em processo de substituição de telhados, revisão elétrica e de forros. Algumas aguardam apenas a ligação de energia por parte da Equatorial Goiás.
O prefeito Leandro Vilela também comentou os avanços: “Estamos promovendo melhorias estruturais para garantir que nossas crianças tenham um ambiente acolhedor, seguro e propício ao aprendizado. É também uma forma de valorizar os mais de 6 mil servidores da nossa rede.”
O diretor da Escola Retiro do Bosque, Isaías de Sousa Silva, comemorou as mudanças. “Hoje temos uma escola 100% climatizada. Isso é fundamental, especialmente porque nossos alunos ficam o dia todo aqui. A reação deles foi de pura felicidade, parecia um sonho antigo sendo realizado.”
Além da climatização, a prefeitura investe na ampliação de salas de aula em quatro escolas, incluindo a construção de duas novas salas na Escola Nova Olinda. O município atende hoje cerca de 53 mil alunos.
No segundo semestre, a Secretaria de Educação também vai intensificar as ações pedagógicas. “Nosso foco agora é a aprendizagem. Estamos trabalhando leitura, escrita e produção de texto. Teremos troca de boas práticas, formações e mentorias para garantir que nossas crianças sejam alfabetizadas e se tornem leitores e escritores”, destacou Núbia.
Para a secretária, os investimentos sinalizam uma transformação em curso na educação municipal. “Essa é apenas a primeira etapa de um processo que deixará um legado duradouro para as futuras gerações.”