Cidades

Goiás inaugura nova sede do Batalhão Maria da Penha e amplia rede de proteção à mulher

A medida fortalece as políticas de combate à violência e amplia a rede de proteção à mulher em todo o Estado.

O Governo de Goiás inaugurou, nesta sexta-feira (8), a nova sede do Batalhão Maria da Penha, no Jardim Europa, em Goiânia, e implantou três novas unidades especializadas nas cidades de Goiás, Rio Verde e Águas Lindas. A medida fortalece as políticas de combate à violência e amplia a rede de proteção à mulher em todo o Estado.

Durante a solenidade, as comandantes das novas unidades assumiram oficialmente seus cargos. A major Patrícia Botelho Adorno passou a comandar o 2º Batalhão, na Cidade de Goiás; a major Dayse Pereira Vaz Veiga, o 3º Batalhão, em Rio Verde; e a major Karina Nunes dos Santos, o 4º Batalhão, em Águas Lindas.

A inauguração da sede na capital ocorreu durante as comemorações dos 19 anos da Lei Maria da Penha. A obra recebeu R$ 1,2 milhão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e outros R$ 230 mil para implantação da identidade visual padronizada dos batalhões. O prédio conta com áreas administrativas modernas, sala de reuniões, alojamentos e espaços acolhedores para atendimento humanizado a vítimas.

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, destacou que a inauguração representa um avanço concreto na proteção das mulheres e na ampliação do alcance das ações especializadas. O comandante-geral da PMGO, coronel Marcelo Granja, ressaltou que o modelo adotado nos batalhões goianos é referência nacional no combate à violência doméstica.

A comandante do Batalhão Maria da Penha, tenente-coronel Dyrlene Seixas, informou que, somente no primeiro semestre de 2025, foram realizadas mais de 150 mil visitas a mulheres com medidas protetivas, beneficiando 23 mil vítimas. Segundo ela, o trabalho de proximidade com as mulheres e a presença ativa do Estado são essenciais para garantir segurança e dissuadir agressores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo