Política

Deputada Silvye Alves anuncia que deixará partido em 2026 após polêmica da PEC da Blindagem

 

A deputada federal Silvye Alves (União Brasil-GO) anunciou nesta sexta-feira (19) que pretende deixar o partido em 2026, quando abrir a janela partidária. A decisão foi comunicada após a repercussão negativa de seu voto a favor da chamada PEC da Blindagem, proposta que amplia a imunidade parlamentar.

Em nota, sua assessoria informou que a parlamentar está insatisfeita com os rumos da legenda e deve se desligar assim que a legislação permitir. “Insatisfeita, Silvye Alves vai deixar o partido assim que abrir a janela partidária em 2026”, diz o comunicado.

A deputada também usou as redes sociais para relatar o que ocorreu durante a votação da PEC. Segundo Silvye, inicialmente ela registrou voto contrário ao projeto, mas acabou mudando de posição após receber ligações de pessoas influentes do Congresso. “Fui covarde. Me senti pressionada e alterei o voto”, afirmou em vídeo divulgado na internet.

Silvye destacou ainda que sua escolha contrariou seus princípios e pediu desculpas aos eleitores. Campeã de votos em Goiás nas eleições de 2022, a deputada afirmou que não aceita imposições políticas. “Ninguém tem direito de mandar no meu voto. Fui eleita pelo povo!”, declarou.

A votação da PEC da Blindagem, realizada na última terça-feira (17), terminou com aprovação em primeiro turno na Câmara dos Deputados. O texto ainda precisa passar por nova votação antes de seguir para o Senado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo