A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (24), a Operação Certame Fake, para combater um grupo criminoso responsável pela criação e manutenção de um site falso que simulava a realização de concurso público da própria corporação, em Goiânia.
De acordo com as investigações, os suspeitos utilizaram nome e símbolos oficiais da PF para dar credibilidade à fraude. No site, eram oferecidas vagas inexistentes mediante pagamento de taxas de inscrição. A página foi retirada do ar em abril deste ano.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram executados dois mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de dois notebooks que serão submetidos à perícia. O objetivo é aprofundar as investigações e identificar a participação de outros envolvidos.
O número de vítimas e o prejuízo financeiro causado pelo esquema ainda não foram totalmente contabilizados. Segundo a PF, os crimes apurados incluem estelionato eletrônico, uso indevido de símbolos da União e outras práticas ilícitas que poderão ser descobertas no decorrer da apuração.
As identidades dos investigados não foram divulgadas. O caso segue em investigação pela Polícia Federal.