Mais de 300 obras por mês fortalecem rede elétrica em Goiânia e região
Ações realizadas no 2º trimestre fortalecem sistema de distribuição com instalação de novos transformadores, postes e substituição de equipamentos
A Equatorial Goiás intensificou os trabalhos de recuperação e modernização da rede elétrica em Goiânia e na Região Metropolitana, executando uma média de cerca de 310 obras por mês entre abril e junho de 2025, cerca de 10 por dia. O esforço integra um plano robusto de ações no sistema elétrico goiano, com foco em confiabilidade, segurança e continuidade do fornecimento de energia.
Durante o segundo trimestre, foram realizadas obras em bairros de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e demais cidades da região metropolitana, abrangendo ações de reconstrução de redes, substituição de postes, instalação de transformadores e regularização de trechos críticos. Segundo o superintendente regional da Equatorial Goiás, Fellipe Thalhofer, os investimentos são estratégicos para transformar a infraestrutura elétrica urbana. “Estamos promovendo uma verdadeira reconstrução da rede elétrica. Cada obra executada contribui diretamente para um fornecimento mais estável, seguro e preparado para o crescimento das cidades”, destaca Thalhofer.
Entre as principais entregas do trimestre, destacam-se a instalação de novos equipamentos na rede elétrica — como transformadores e religadores — que aumentam a capacidade e a confiabilidade do fornecimento em pontos críticos. Foram realizadas cerca de 70 obras estruturantes, voltadas ao reforço da infraestrutura em áreas com alta demanda, além de centenas de intervenções de manutenção, incluindo a substituição de cabos, postes e melhorias em redes de média e baixa tensão. Também houve a regularização de estruturas antigas, com a modernização de equipamentos obsoletos.
Destaque especial na região centro é para a construção dos alimentadores Riviera, Atlântico e Real. Na prática são circuitos elétricos de média tensão que partem de subestações e distribuem energia a regiões específicas. Esses novos alimentadores ampliam a capacidade de atendimento e tornam a rede mais robusta, permitindo maior flexibilidade operacional e resposta mais rápida em situações de contingência.
Essas iniciativas visam acompanhar o crescimento das cidades, reforçando o cuidado da companhia em ser aliada ao desenvolvimento econômico do estado. “O investimento contínuo em manutenção e modernização é essencial para entregar um serviço de qualidade, com maior segurança e confiabilidade para toda a comunidade”, finaliza o superintendente.
Ações de reconstrução da rede elétrica do estado
Com cerca de 230 mil quilômetros de extensão, o equivalente a seis voltas em torno da Terra, o sistema elétrico goiano passa por uma verdadeira modernização. A Equatorial Goiás já investiu mais de R$ 4,2 bilhões na rede, ampliou e modernizou 203 subestações e entregou seis novas subestações: Aparecida, Riviera-Parque Atheneu (Goiânia), Anápolis-Universitário e Piratininga (São Miguel do Araguaia), JK Jataí e Pirenópolis. Também foram entregues sete novas linhas de distribuição de alta tensão e modernizadas outras seis.
Só no segundo trimestre de 2025, a distribuidora ultrapassou em 83% o número de obras programadas no estado. Foram concluídas mais de 220 mil ações, quando a meta estabelecida era de 134 mil.
Essas obras evidenciam o compromisso da Equatorial Goiás com o desenvolvimento de Goiás, promovendo avanços históricos na qualidade do fornecimento de energia elétrica. A população pode acompanhar, em tempo real, o avanço das obras do plano de reconstrução por meio do Trabalhômetro (https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/).