A partir da próxima quinta-feira (9), Goiás deve registrar aumento na probabilidade de pancadas de chuva devido à chegada de uma frente fria. De acordo com o Centro de Informações Hidrológicas e Meteorológicas de Goiás (Cimehgo), o fenômeno poderá vir acompanhado de rajadas de vento e até ocorrência de granizo em algumas regiões.
Até quarta-feira (8), no entanto, o calor ainda predomina em todo o Estado, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo dos 15% em diversas áreas. As condições exigem atenção redobrada com a saúde, já que o tempo seco pode causar problemas respiratórios, irritação nos olhos e desidratação.
Durante esse período, o Cimehgo recomenda a ingestão frequente de água, evitar banhos muito quentes e demorados, e manter os ambientes umidificados, seja com o uso de umidificadores, bacias com água ou toalhas molhadas nos cômodos.
A chegada da frente fria deve quebrar a sequência de dias quentes e secos que marcaram o início de outubro, trazendo um alívio temporário e sinalizando a transição para um período com condições mais típicas da primavera.