Mulheres são presas por furtos em redes varejistas no Entorno do DF
A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Luziânia — 5ª Delegacia Regional de Polícia, deflagrou nesta quinta-feira (9) a Operação Five Fingers, no Distrito Federal. A ação teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra cinco mulheres suspeitas de integrar um grupo criminoso especializado em furtos qualificados a estabelecimentos comerciais na região do Entorno do DF.
De acordo com as investigações, as suspeitas atuavam de forma organizada e reincidente, utilizando sacolas preparadas para burlar sistemas antifurto e dividindo funções dentro das lojas. Enquanto algumas distraíam os funcionários, outras subtraiam os produtos. As ações eram planejadas com antecedência, incluindo a escolha dos locais, horários e divisão dos lucros obtidos com os furtos.
As investigações identificaram como integrantes do grupo Thaiane Henrique dos Santos (28 anos), Bruna Alves de Araújo (35 anos), Rafaela Cristina Santos Viana (22 anos), foragida, Érica Brenda da Silva Borges (26 anos), foragida, e Maria Eduarda Pereira da Silva (23 anos). Todas possuem histórico de crimes patrimoniais e são apontadas como responsáveis por diversos furtos em redes varejistas de Goiás e do Distrito Federal.
Os crimes investigados ocorreram em um supermercado de grupo varejista em 1º de agosto e em uma loja de rede nacional de um shopping de Luziânia, em 26 de agosto deste ano. No segundo caso, o grupo levou cerca de R$ 6,8 mil em produtos, entre roupas, bolsas e perfumes. Já no supermercado, o prejuízo estimado foi de R$ 1,4 mil.
A operação contou com o apoio do GIH de Luziânia, DEAM, DEPAI, DP de Cidade Ocidental, além da Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da DECOR, CORPATRI e 24ª DP. As investigações seguem em andamento para localizar as duas foragidas e identificar possíveis outros envolvidos.