
Um homem foi preso em flagrante na última segunda-feira (22) em Itapuranga, região Central de Goiás, suspeito de aplicar golpes em estabelecimentos comerciais utilizando o esquema da falsa troca de máquina de cartão. A ação resultou também na responsabilização por corrupção de menores, já que o suspeito atuava em conjunto com o próprio irmão, que é menor de idade.
Segundo a investigação, a vítima procurou a delegacia logo após perceber que havia sido enganada em seu comércio. Dois indivíduos se apresentaram como supostos funcionários de uma empresa de cartão de crédito e ofereceram a substituição da máquina. Durante o procedimento, alegaram ser necessário realizar a biometria da vítima para liberar o sistema.
Pouco tempo depois da saída dos suspeitos, a comerciante recebeu um e-mail informando uma transferência via PIX no valor de R$ 18 mil para um terceiro desconhecido, além de notar a perda de acesso ao aplicativo bancário. Desconfiada, a vítima conseguiu fotografar a placa do veículo utilizado pelos golpistas e repassou as informações à Polícia Civil.
Com base nos dados, os policiais identificaram o trajeto seguido pelos suspeitos e acionaram apoio do 40º Batalhão da Polícia Militar. A dupla foi localizada e abordada no município de Inhumas. Durante a apuração, ficou constatado que os investigados utilizavam camisas e crachás falsos para se passar por funcionários de empresa de cartões.
As investigações apontam que, durante a falsa biometria, os criminosos realizavam empréstimos nas contas das vítimas e transferiam os valores via PIX para um comparsa, responsável por sacar o dinheiro e repassar parte do montante. Pelo menos outros dois comerciantes da cidade de Goiás teriam sido vítimas do mesmo golpe na semana anterior.
O menor de idade foi liberado ao Conselho Tutelar após registro de Boletim de Ocorrência Circunstanciado. Já o suspeito maior de idade foi autuado em flagrante pelos crimes de estelionato e corrupção de menores e permanece à disposição da Justiça.




