CidadesGoiásNotícias

Invasão a sistemas do TJ do RS leva polícia a cumprir mandado em Caldas Novas

Grupo é suspeito de vazar conteúdo sigiloso envolvendo processo de abuso sexual e vender informações restritas

Operação policial cumpre mandado em Caldas Novas durante investigação sobre invasão a sistemas do Judiciário do RS.

 

Uma operação policial cumpriu mandado de busca e apreensão nessa terça-feira (16) no município de Caldas Novas, no sul de Goiás, como parte de uma investigação que apura a invasão de sistemas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e da Secretaria de Segurança Pública daquele estado (SSP/RS).

A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) de São Leopoldo (RS), com apoio operacional do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Caldas Novas, vinculado à 19ª Delegacia Regional de Polícia.

Segundo as investigações, um grupo criminoso teria acessado indevidamente sistemas judiciais e de segurança pública, promovendo o vazamento de vídeos e conteúdos sigilosos relacionados a um processo judicial que envolve abuso sexual contra uma vítima adolescente. O material teria sido divulgado em ambiente virtual.

Ainda conforme apurado, a invasão teria sido motivada por vingança, já que o suposto mandante do ataque cibernético encontra-se preso em decorrência do próprio processo judicial. O grupo também é investigado pela comercialização de informações confidenciais extraídas de sistemas restritos da segurança pública, prática que foi documentada ao longo da apuração.

Os materiais apreendidos durante o cumprimento do mandado serão analisados e devem contribuir para o aprofundamento das investigações, que seguem em andamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo