Aparecida de GoiâniaNotícias

TVs em UTIs do HMAP humanizam o cuidado e promovem bem-estar a pacientes críticos

Retomada do hábito de assistir à TV pode amenizar a sensação de isolamento

Dois aparelhos de televisão instalados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Iris Rezende Machado (HMAP) estão transformando a experiência de pacientes em estado grave. A iniciativa, doada pelo Voluntariado Einstein, faz parte de uma estratégia de humanização que já mostra resultados positivos no comportamento dos internados.

De acordo com a equipe assistencial, a simples retomada do hábito de assistir à TV pode amenizar a sensação de isolamento e gerar efeitos positivos no comportamento dos pacientes, como menor agitação, mais colaboração com o tratamento e até melhora no humor. “Assistir a um programa favorito, uma novela familiar ou acompanhar o jogo do time do coração permite que o paciente resgate parte da sua rotina e identidade, trazendo conforto emocional em meio ao ambiente hospitalar”, explica Renata Cyrino, coordenadora da UTI do HMAP.

Humanização como terapia
O HMAP adota diversas práticas para tornar a UTI menos assustadora:

  • Visitas familiares estendidas
  • Celebração de aniversários no jardim do hospital
  • Comunicação facilitada com pacientes intubados
  • Programação de TV personalizada (evitando conteúdos estressantes)

Pedro Vieira, diretor da unidade, considera que essas iniciativas tornam o ambiente da UTI mais receptivo tanto para pacientes, quanto para familiares. “Nosso objetivo é cuidar do paciente como um todo – do corpo, da mente e das emoções. Precisamos desmistificar a ideia da UTI como um espaço de terminalidade. Ela é, na verdade, uma etapa do cuidado, que deve sinalizar continuidade, onde há espaço para a vida, para o vínculo e para o afeto”, conclui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo