GoiâniaNotícias

Goiânia intensifica prevenção a incêndios em parques municipais durante período de estiagem

Além das ações práticas, a Amma reforça a importância da educação ambiental como complemento essencial na prevenção.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), está executando um plano estratégico de prevenção a incêndios florestais nos parques da capital. A principal medida em andamento é a criação de aceiros – faixas de terreno sem vegetação que funcionam como barreiras naturais contra a propagação do fogo. O Parque Leonardo Rodrigues Peixoto está entre as unidades que recebem a intervenção.

O projeto foi planejado em três etapas semanais consecutivas, com o objetivo de eliminar completamente a vegetação combustível (arbustos e árvores secas) em áreas estratégicas. “Essas faixas de segurança são fundamentais para conter o avanço das chamas, protegendo tanto os ecossistemas sensíveis quanto as áreas habitadas próximas”, explicou Gustavo Alves Cruvinel, diretor de Áreas Verdes e Unidades de Preservação da Amma.

Além das ações práticas, a Amma reforça a importância da educação ambiental como complemento essencial na prevenção. “As medidas estruturais são vitais, mas precisamos da colaboração da população. Atitudes simples como evitar queimadas, descartar lixo corretamente e manter terrenos limpos fazem enorme diferença”, destacou Cruvinel.

Paralelamente, a agência investe na qualificação de seus servidores. Na próxima quinta-feira, 31, equipes da Amma participarão da Oficina de Prevenção ao Uso do Fogo e aos Incêndios Florestais, promovida pelo Ibama no Parque Bernardo Élis. O treinamento especializado tem como foco as equipes de educação ambiental e de manejo de áreas verdes.

Contexto climático

As intervenções ocorrem em um período crítico, quando a estiagem e a baixa umidade aumentam significativamente os riscos de incêndios. A estratégia integrada – combinando ações físicas nos parques, conscientização comunitária e capacitação técnica – representa o eixo central da política ambiental da capital para minimizar os danos causados pelos incêndios florestais.

A Amma mantém o cronograma de ações preventivas em outros parques da cidade, com monitoramento constante das áreas de risco. A população pode contribuir denunciando queimadas irregulares pelo número 190 (Polícia Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo