A Taça das Favelas Goiás, considerado o maior campeonato de futebol do mundo entre jovens de comunidades e periferias, entra em sua fase decisiva. No próximo domingo (17), quatro jogos movimentam a semifinal da competição, a partir das 9 horas, no campo do Sesi Multiparque, em Goiânia.
No feminino, os confrontos serão Santa Helena contra Itaipu e Gentil Meireles contra Cidade Nova. No masculino, as vagas para a final serão disputadas entre Alto da Glória e Quilombola Boa Nova, além de Pontal Sul contra Campo Formoso. A ordem dos jogos será definida no próprio domingo, durante a cerimônia de entrega dos uniformes.
Em parceria com a Tolledo Sports, marca goiana reconhecida nacionalmente, a organização da Taça irá premiar todas as comunidades semifinalistas com um jogo completo de uniformes, composto por camisa, calção e meiões. Segundo Breno Cardoso, presidente da Cufa Goiás, este é um dos momentos mais simbólicos do torneio. “Muitas comunidades nunca tiveram um uniforme completo e chegam a jogar emprestado. Essa entrega é um sonho para diversos jovens e fortalece a identidade de cada seleção”, destacou.
Além de valorizar a representatividade das comunidades, a Taça das Favelas tem como objetivo principal ampliar oportunidades para jovens talentos do esporte. Para isso, olheiros dos principais clubes de futebol goianos estarão presentes na semifinal e poderão convidar atletas para avaliações em suas equipes.
A grande final acontece no dia 30 de agosto, no Estádio Olímpico, com transmissão ao vivo pela TV Anhanguera para todo o estado. Após a conclusão do campeonato estadual, será montada a Seleção Goiana, que representará o estado na Taça das Favelas Brasil, em São Paulo.