No próximo sábado (27), moradores de Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás, além de parte das cidades vizinhas, receberão em seus celulares um alerta de teste da Defesa Civil Nacional. O aviso faz parte da fase final de implantação do Defesa Civil Alerta, sistema criado pelo Governo Federal em parceria com a Anatel e Ministério das Comunicações.
A novidade é que o alerta é considerado “intrusivo”, ou seja, a mensagem salta na tela do celular acompanhada de uma sirene, mesmo que o aparelho esteja em modo silencioso e com a tela desligada.
É importante que a população não se assuste. Trata-se apenas de uma simulação para validar o funcionamento da ferramenta, que a partir de outubro passa a operar em todo o estado de Goiás, emitindo alertas reais em situações de risco, como chuvas intensas, alagamentos e incêndios florestais. O alerta é gratuito e não exige cadastro, funciona em celulares Android e iOS lançados a partir de 2020 e requer apenas sinal de telefonia 4G ou 5G (não depende de Wi-Fi ou pacote de dados).
Para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), o novo recurso é um avanço fundamental. “Prevenir é salvar vidas. Esse sistema vai permitir que a população seja alertada de forma direta e imediata, garantindo mais segurança em situações de risco”, destaca o Comandante de Operações de Defesa Civil, Coronel Pedro CARLOS Borges de Lira. As notificações testes que chegam nos celulares da população de Goiás e outros estados neste sábado concluem a implantação nacional da ferramenta.
Assessoria de Comunicação Social/BM-5