CidadesEstadoGoiás

Goiás registra quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol

 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) notificou, até o domingo (5), quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol, ocorridos nos municípios de Itapaci, Formosa, Padre Bernardo e Bom Jesus de Goiás,  este último já foi descartado após avaliação médica.

Em Itapaci, uma jovem de 25 anos permanece internada em estado grave, sedada e intubada na UTI do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN). Ela teria ingerido bebida alcoólica em Guarinos e evoluiu com complicações respiratórias.

Em Formosa, um homem de 20 anos foi internado com sintomas como náusea e visão turva. Ele apresentou melhora rápida e recebeu alta no sábado (4), sendo orientado quanto aos sinais de gravidade.

Já no caso de Padre Bernardo, um paciente de 47 anos foi transferido para o Hospital de Base em Brasília com quadro grave, após apresentar insuficiência respiratória e rebaixamento do nível de consciência.

O paciente de Bom Jesus deu entrada com sintomas compatíveis (dor abdominal, vômitos e visão turva), mas após exames, os médicos descartaram a hipótese de intoxicação por metanol.

A SES-GO informou que o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-GO) já disponibilizou 27 ampolas do antídoto (álcool etílico absoluto) para atendimento emergencial e segue orientando as unidades de saúde nas condutas clínicas necessárias.

Os casos estão sob investigação para confirmar ou descartar a intoxicação por metanol, com apoio de exames laboratoriais e monitoramento clínico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo