Operação da Polícia Federal mira esquema de crimes eleitorais em Lagoa Santa

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23), a “Operação Mercatus Voti”, que tem como objetivo desarticular um grupo suspeito de praticar crimes eleitorais no município de Lagoa Santa, em Goiás. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados.
De acordo com o que foi apurado, a investigação apura um suposto esquema de aliciamento ilegal de eleitores e de transferência irregular de domicílios eleitorais, com vistas a favorecer determinadas candidaturas nas últimas eleições municipais. Documentos inconsistentes ou falsos teriam sido usados para efetuar registros de novos eleitores.
Entre os crimes em apuração estão o de corrupção eleitoral e falsidade ideológica eleitoral. Os alvos da operação ainda vão responder por outras eventuais infrações conexas, conforme os desdobramentos da investigação.
A Polícia Federal informou que os mandados foram devidamente deferidos pela Justiça e que novas etapas da investigação poderão ser desencadeadas nos próximos dias, com o intuito de identificar todos os envolvidos e recuperar a lisura do processo eleitoral no município.



