Primeiro ano da gestão Leandro Vilela amplia sinalização, semáforos e ações de mobilidade em Aparecida
Com 30 mil m² de sinalização viária, novos semáforos com inteligência artificial e operações de organização urbana, SMTA faz balanço das ações de trânsito em 2025

Entregas estruturantes e benefícios permanentes marcaram o primeiro ano da gestão do prefeito Leandro Vilela na área de trânsito e mobilidade urbana em Aparecida de Goiânia. O balanço foi apresentado pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA), que destaca avanços significativos ao longo de 2025, mesmo diante de limitações financeiras herdadas da administração anterior.
Ao longo do ano, a SMTA implantou cerca de 30 mil metros quadrados de sinalização horizontal, atendendo a uma frota de quase 400 mil veículos ativos no município, conforme dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Na sinalização vertical, foram instaladas aproximadamente 2 mil novas placas, sendo 700 delas destinadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), parceiro do município.
“Aparecida é maior do que seis capitais brasileiras. É uma cidade gigantesca que precisava de melhorias urgentes no trânsito e na segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Mesmo com uma dívida de cerca de R$ 500 milhões deixada pela gestão anterior, avançamos muito em 2025 e vamos entregar ainda mais neste ano”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.
Outro destaque do período foi a implantação de 25 novos conjuntos semafóricos em diferentes regiões da cidade, reduzindo significativamente o número de acidentes em vias com histórico de ocorrências frequentes, como a Avenida Dom Abel Ribeiro, a Rua São Zacarias, a 4ª Avenida e o cruzamento das avenidas Maria Cardoso e Mineira, na região do Buriti Shopping.
Cinco desses semáforos são totalmente autônomos e operam com apoio de inteligência artificial, ajustando o fluxo de veículos conforme a demanda. Eles funcionam em pontos estratégicos como a Avenida Igualdade com Avenida da Paz, no Garavelo; Avenida J2 com Avenida W1, no Papillon Park; e Avenida Zoroastro Artiaga com Avenida Euclides da Cunha, no Cruzeiro do Sul.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, coronel Éder Fernandes, os resultados são fruto da combinação entre análise de dados técnicos e presença ativa nas ruas. “Não esperamos a demanda chegar. Vamos até a população, ouvimos quem usa as vias diariamente e buscamos soluções práticas para os problemas”, destacou.
A SMTA também realizou operações de desobstrução de ruas e calçadas, com apreensão de materiais irregulares, além de notificações para retirada de veículos abandonados. Em 2025, 108 proprietários foram intimados a remover automóveis deixados em vias públicas. A secretaria promoveu ainda 44 blitzen em parceria com o Batalhão Fazendário da Polícia Militar de Goiás.
Entre as ações educativas, foram emitidos mais de 1,5 mil cartões de estacionamento prioritário, além da realização de palestras em escolas e empresas e apoio operacional a grandes eventos do município.
Para 2026, a SMTA pretende ampliar a cultura da “direita livre”, já implantada em vias como a Avenida Independência e a Avenida Rio Verde, com o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito e reduzir congestionamentos.



